24 OUT 2014
Unimed Lins e SESCOOP realizam Encontro Regional do Programa Cooperjovem
Unimed Lins e SESCOOP realizam Encontro Regional do Programa Cooperjovem

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

Foi realizado no dia 17 de outubro, na Unilins das 8h às 17h, o Encontro Regional do Programa Cooperjovem com o objetivo de promover trocas de experiências entre os participantes do Programa e demais professores da rede.
O evento contou com a participação do prefeito Edgar de Souza, da secretária municipal de Educação, Denise Jorge Magnoler, diretora de Ensino, Denise Rocha, as gestoras do Programa pela Unimed Lins Ana Lúcia de Souza Andrade e Daniela da Silva Atanásio, a coordenadora do Programa Cooperjovem, Marilia Fanucchi, a Instrutora do Programa, Patricia Lira, e o Presidente da Fundação Paulista de Tecnologia de Lins, Luís Fernando Rossi Léo.
O prefeito Edgar de Souza destacou a importância do Programa Cooperjovem para a formação dos professores com base na cultura da cooperação, bem como a parceria estabelecida com a Unimed Lins, demonstrando sua satisfação e interesse quanto a continuidade do Programa. Todos receberam as boas-vindas pelo Presidente da Fundação Paulista, Luís Fernando, dando ênfase à abertura e compromisso social da Fundação em receber parceiros como a Prefeitura Municipal e Unimed Lins para a relização de ações a exemplo do Encontro Regional do Programa Cooperjovem.
Durante a programação, aproximadamente 250 professores receberam as instruções do Professor Sergio Carvalhal Fundador da Krya cooperação, o qual aplicou oficinas de Danças Circulares e Jogos Cooperativos, utilizando como apoio kits cooperação (camisas e shorts duplos, sacos triplos, bexigas com capa, pára-quedas e sacos gigantes). Teoria e prática possibilitaram a aquisição de conhecimento quanto à cultura da cooperação eminente ao ambiente escolar, a qual contribui positivamente para o desenvolvimento de projetos.
O almoço foi realizado de forma cooperativa na praça central da Fundação Paulista, com a colaboração de todos os participantes contribuindo com o lanche e as bebidas. O momento foi pensado para despertar para a prática da cooperação.
O projeto é uma iniciativa da Unimed Lins em parceria  com a Secretaria Municipal da Educação de Lins e promovido pelo SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.
Jogos Cooperativos e Danças Circulares
Os jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação, aprendendo a considerar o outro como um parceiro e não um adversário. Uni as pessoas e reforça a confiança em si mesmo e nos outros, com o objetivo maior de que todos participem por uma meta em comum, sem agressão física e cada um em seu próprio ritmo. Por sua vez, as Danças Circulares é uma arte para todas as idades, respeitando diferentes culturas e limitações de cada indivíduo. Permite o olho no olho e a interação entre os participantes. Em roda, há o despertar da autoconfiança, maior consciência corporal e espacial, além de incentivar a cooperação e a amorosidade entre as pessoas.