05 SET 2014

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

O Prefeito Edgar de Souza solicitou do governo de estado e conseguiu em fim trazer para nossa cidade a carreta da mamografia, a partir do dia 10 de setembro estará em Lins realizando mais de 700 exames. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão fazer o exame que detecta precocemente o câncer de mama sem necessidade de pedido médico, já as mulheres com idades entre 40 e 49 anos podem solicitar o pedido em uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. A unidade ficará por 15 dias na cidade, estacionada na Praça Frederico Ozanan. Serão realizados até 50 atendimentos por dia.
Por meio de parceria com a Prefeitura Municipal de Lins, Secretaria Municipal de Saúde e, a Secretaria de Saúde do Estado promove a ação, que é parte do programa “Mulheres de Peito”, para estimular o diagnóstico precoce da doença e sem custo algum para a população.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O resultado é entregue em até 48 horas após a realização do exame, na própria carreta.
Caso seja detectada alguma alteração, as pacientes serão encaminhadas pela Secretaria para a realização de biópsia ou outros exames complementares. Se houver sinais de câncer maligno, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para tratamento.
Serviço:
Carreta da Mamografia
De 10 a 24 de setembro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h
Local: Praça Frederico Ozanan
E importante ressaltar que as mulheres devem comparecer munidas da documentação pessoal e o Cartão Nacional do SUS, para realização do exame.
05/09/2014