29 JUL 2014
Agricultores, técnicos e autoridades do setor comemoram o Dia do Agricultor

Agricultores, técnicos e autoridades do setor comemoram o Dia do Agricultor

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

Na última quinta-feira (24) cerca de 130 agricultores, técnicos e autoridades do setor agropecuário se reuniram nas dependências do Sindicato Rural de Lins para um encontro em comemoração antecipada ao Dia do Agricultor, celebradono dia 28 de julho. A programação contou com a participação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, Escritório de Desenvolvimento Rural – EDR, Associação dos Produtores e Olericultores de Lins e Região - APOL, Sebrae, Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Lins.
Com a presença do prefeito Edgar de Souza, vice-prefeito Rogério Barros, diretor regional da CATI, Dr. Cyro Junqueira, vice-presidente do Sindicato Rural, André Luis Beozzo Junqueira e a presidente da APOL, Solange Nobre, a confraternização contou com duas palestras: “A Evolução do Código Florestal”, proferida pelo engenheiro agrônomo da CATI, José Luiz Fontes, e “Aposentadoria Rural”, ministrada por técnicos do INSS-Bauru. Para encerrar, foi realizado um coquetel em comemoração ao Dia do Agricultor.
Atualmente, políticas públicas têm sido implementadas em favorda classe agrícola, seja para financiamentos ou compras governamentais, que impulsionam a atividade rural produtiva e ao mesmo tempo proporcionam condições de adoção de novas tecnologias visando a prática de uma agricultura saudável, respeitando o meio ambiente e com segurança alimentar.

Dia do Agricultor

No dia 28 de julho é comemorado o dia do agricultor, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. O presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, ele considerava o crescimento econômico do país a esse trabalhador. Assim, fez uma demonstração do respeito que o trabalho braçal possui, sendo merecedor de manifestações de agradecimento pelos trabalhadores.
O agricultor utiliza o meio ambiente e maquinários específicos para produzir alimentos, e ainda enfrenta instabilidades climáticas, infestação de pragas e doenças, sem falar na oscilação do mercado. Atualmente, o agricultor, classe marginalizada no processo evolutivo do agronegócio, surge como gerador de emprego e renda, responsável por grande parte do alimento colocado em nossa mesa. Portanto, independente do tamanho ou potencial produtivo, todos merecem esta homenagem neste dia.
Parabéns a todos os agricultores!