22 JUL 2014
AGRICULTORES DE LINSPLANTARÃO MAÇÃ

AGRICULTORES DE LINSPLANTARÃO MAÇÃ

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

Cerca de treze agricultores, grande parte de Lins e alguns de municípios vizinhos, adquiriram 700 mudas de macieira que chegaram domingo (20). A atitude arrojada, porém não pioneira partiu de visitas realizadas hácinco meses em pomares de maçã em produção, localizados em Birigui e Guaimbê. Tais experiências encorajaram estes agricultores a investir nesta nova cultura.

A arregimentação da ação foi coordenada pela APOL, associação de produtores de Lins, Prefeitura Municipal, Casa da Agricultura (CATI) e pela coordenação e alunos do curso de Eng. Agronômica do Unisalesiano; foram estudadas variedades adequadas ao nosso clima, como aconteceu nos municípios visitados, além dos tratos culturais, que são bem detalhados, como por exemplo, a condução da planta, podas, floração, frutificação e adubação.

O Eng. Agr. HemersonCalgaro vê a iniciativa com bastante entusiasmo, pois como visto regionalmente, estas mudas estão adaptadas ao clima e isso já significa grande parte do sucesso, por outro lado, os programas de compras governamentais sempredemandam esta fruta para aquisição, fato que agora, com menos de 2 anos, já teremos produção de maçã em nossa região, sendo que, cada planta chega a produzir cerca de 20kg/ano. “O aumento da diversidade produtiva gera aumento da condição de empregabilidade, renda, condição de vida ao agricultor e contribui para o fortalecimento da economia local”. Finaliza